EDP Vilar de Mouros 2020

IGGY POP


28/08/2021 - Palco Principal

É um dos músicos mais elásticos, inventivos e arrebatadores da história do punk, do rock e da pop contemporânea e um verdadeiro animal de palco que sacode qualquer plateia por onde passa.

Com 72 anos, Iggy Pop apresenta o seu último álbum FREE (2019). Neste trabalho, o 18º de originais da carreira, o músico norte-americano pisca o olho a sonoridades orientadas para o jazz, mostrando que continua a renovar a sua veia artística e a desbravar caminhos para novas gerações de compositores que nele encontram inspiração.

Com mais de 50 anos de carreira,  Iggy Pop continua a ser aclamado pela crítica e aplaudido pelos fãs. Desde os tempos dos The Stooges, que o entronaram como “padrinho do punk” com verdadeiros hinos inter-geracionais como I Wanna Be Your Dog ou 1969, passando pela icónica colaboração com David Bowie na então fervilhante Berlim Ocidental dos anos 70 e que deu origem a dois álbuns de culto – Lust For Life e The Idiot, ambos lançados em 1977 – ao Post Pop Depression (2016), o antecessor de FREE que viria a marcar o regresso de Iggy aos trabalhos a solo, escudado por outro senhor do rock, Josh Home (Queens of The Stone Age). A parceria foi amplamente elogiada pela crítica, valendo a nomeação para o Grammy de Melhor Álbum de Música Alternativa e dando origem ao documentário American Valhalla, que mostra os bastidores do making of do álbum.

É aliás no cinema que a pegada de Iggy Pop também se faz sentir com estrondo, quer pela assinatura de bandas sonoras que mereceram o aplauso mundial, como a do filme Good Time (2017) dos irmãos Safdie premiada no festival de Cannes em 2017, ou da composição do tema Gold nomeado para os Globos de Ouro, do filme com o mesmo nome realizado por Stephen Gaghan, quer em documentários auto-biográficos de que é exemplo Gimme Danger (2016), dirigido por Jim Jarmusch e que explora a ascensão e queda dos Iggy and The Stooges.