EDP Vilar de Mouros 2019

MANIC STREET PREACHERS


22/08/2019

Manic Street Preachers

Os Manic Street Preachers de James Dean Bradfield, Sean Moore e Nicky Wire são autênticos sobreviventes e um dos mais aclamados grupos rock da sua geração. Resistance is Futile, o mais recente trabalho do trio, data de 2018 e foi aclamado pela imprensa e público, tendo chegado ao lugar cimeiro do top inglês.

 

Com material em que o trio se voltou a aproximar de clássicos maiores do seu cancioneiro como “Motorcycle Emptyness” – como aconteceu em “Internationla Blue” – ou até de momentos da obra de David Bowie – caso de “Hold Me Like a Heaven” que a própria banda admitiu inspirar-se em “Ashes To Ashes” -, o mais recente álbum é a confirmação definitiva da força que os galeses continuam a ter, mais de 30 anos após o arranque da sua carreira.

 

Os Manic Street Preachers estrearam-se em álbum com Generation Terrorists, em 1992, um álbum que o NME apontou como um dos melhores trabalhos de estreia de sempre com a revista Q a distingui-los com o seu galardão de Álbum Clássico. A banda, que em 1995 perdeu o guitarrista Richey Edwards, que foi dado como presumivelmente morto em 2008 e cujo corpo nunca foi encontrado (continuam a meter um microfone em palco para ele, em cada concerto…), soube avançar, recuperar e construir uma sólida carreira, levando vários dos seus singles até aos lugares cimeiros do top britânico. E construiu também uma inexcedível reputação de palco, com enérgicos concertos que parecem sempre evocar o mais genuíno espírito do rock. Será certamente assim, em Vilar de Mouros.