EDP Vilar de Mouros 2020

SUEDE


26/08/2021 - Palco Principal

Os Suede são uma das bandas pioneiras do Britpop e na arte de cozinhar singles rápidos e poderosos capazes de ecoar até à intemporalidade. Aliás, o vocalista Brett Anderson e o guitarrista Bernard Butler, duo responsável pela escrita dos primeiros temas dos Suede, conseguiram a proeza de serem aclamados pela imprensa britânica como Best New Band in Britain ainda antes de lançarem um único single.

O que se passou a seguir foi absolutamente extraordinário: os Suede fizeram história aquando da apresentação do álbum homónimo de estreia em 1993, o primeiro disco mais rapidamente vendido no Reino Unido de sempre e vencedor do prestigiado Mercury Music Prize para melhor álbum do ano. Dele fazem parte temas icónicos como “Animal Nitrate”, “The Drowners” ou “So Young”. Seguiu-se Dog Man Star (1994) e a saída atribulada de Butler, que foi superada com Coming Up (1997), o álbum que voltou a posicionar os Suede no topo de vendas do Reino Unido graças a canções como “Trash”, “Beautiful Ones” e “Lazy”.

Apesar dos altos e baixos e de um interregno de mais de dez anos após o lançamento de A Head Music (1999) e New Morning (2002), os Suede voltaram em força aos originais em 2013, com Bloodsports, ao qual sucederam Night Thoughts (2016) e The Blue Hour (2018), marcos de uma carreira com oito trabalhos de originais repletos de melodias sedosas, obscuras e ambíguas.