EDP Vilar de Mouros 2019

THE SISTERS OF MERCY


23/08/2019 - Palco Principal

Não há muitas bandas como os Sisters of Mercy. Editaram três celebrados álbuns entre 1985 e 1990 – “First and Last and Always”, “Flodland” e “Vision Thing” – levaram temas como “This Corrosion” ou “Temple of Love” aos lugares cimeiros das tabelas de vendas internacionais, mas, numa clara atitude de desafio às normas e às pressões da sua editora, desistiram de lançar novos discos, mantendo-se, no entanto, como uma banda de estrada, comandada pelo carismático Andrew Eldritch.

Em 2016, numa entrevista à revista Blitz, Eldritch confirmava uma promessa de lançar novo material caso Donald Trump fosse eleito, algo que acabou por não acontecer. Seja como for, indo completamente contra a corrente de muitas bandas da sua nova geração que lançam novo material para terem o pretexto para tocar êxitos antigos, os Sisters of Mercy mantiveram uma saudável honestidade na atitude de regressarem ciclicamente à estrada para tocar os seus clássicos. Explica a Eldritch: “A verdade é que nos divertimos muito a tocar o nosso material original. Acho que é importante ter novas canções nos concertos e fazemos isso. E, claro, temos que navegar muito bem a linha divisória que separa as pessoas que compram bilhetes porque querem ouvir coisas que já conhecem das outras que compram bilhetes porque gostavam de nos ouvir a tocar coisas novas. Temos sempre que encontrar esse equilíbrio”.

Com um dos expoentes do rock gótico de regresso a Portugal para uma apresentação em Vilar de Mouros, repete-se o ritual, repetem-se as canções e renova-se o culto.